O ADVENTO DE UMA NOVA SOCIEDADE: "A destruição da velha sociedade por outra radical e individualista" HOBSBAWM + QUINO
O individualismo e a sociedade burguesa
Após estar envolvida com a leitura de Eric Hobsbawm (O breve século XX), onde o mesmo aborda a Era dos Extremos, século por ele denominado como o mais catastrófico e desumano dos séculos. Em uma breve passagem Eric aborda o advento de uma nova sociedade, substituída por outra forma de organização social e econômica, o que é considerado pelos marxistas como "a atitude revolucionária da burguesia", o ato de transformação, substituição de uma sociedade por outra, a capitalista.
E nesta forma de sociedade há uma das grandes características burguesas, o individualismo, que Hobsbawm chama de "um individualismo radical na economia". Trata-se então de um individualismo quanto na moral, no comportamento, na cultura, não apenas no âmbito produtivo e econômico.
"Sendo então o capitalismo (sociedade burguesa) uma forma de revolucionária permanente e contínua" (mas que não será eterna).
![]() |
Charge de QUINO, idelizador da personagem Mafalda. (Clique na figura para ver ler o texto em tamanho ampliado) |
Trecho retirado do Manifesto comunista sobre o papel revolucionário da burguesia
![]() |
(Clique na folha para ver ler o texto em tamanho ampliado) |
Postagem idealizada a partir da obra de Eric Hobsbawm. Texto síntese: Fernanda E. Mattos, autora e colunista do Blog um quê de Marx.
É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários
Postar um comentário