O seguinte texto é a mensagem de Engels aos trabalhaores da Grã-Bretanha (1845), mas não custa ressaltar a atualidade das ideias de Engels e a importância das mesmas em relação a preocupação com a situação da desta classe, a valorização da mesma e sua importância para com o desenvolvimento da economia, sociedade...Viva a classe trabalhadora! Engels vive!
Trabalhadores! É a vós que dedico uma obra na qual me esforcei por apresentar aos meus compatriotas alemães um quadro fiel de vossas condições de vida, de vossos sofrimentos e lutas, de vossas esperanças e perspectivas. Vivi entre vós o tempo bastante para alcançar o conhecimento de vossas condições de existência, às quais consagrei a mais séria atenção, examinando os inúmeros documentos oficiais que tive a oportunidade de consultar.
Contudo, não me contentei com isso: não me interessava um conhecimento apenas apenas abstrato de meu tema- eu queria conhecer-vos em vossas casas, observar-vos em vossa vida cotidiana, debater convosco vossas condições de vida e vossos tormentos; eu queria ser uma testemunha de vossas lutas contra o poder social e político de vossos opressores. Eis como procedi: renunciei ao mundanismo e às libações, ao vinho do Porto e ao champanhe da vívio com simples operários- e estou, ao mesmo tempo, feliz e orgulhoso por ter agido assim. Feliz, porque vivi muitas horas alegres dedicando-me a conhecer vossa verdadeira existência, horas que, de outro modo, seriam dissipadas em conversas fúteis em cerimônias entediantes; e orgulhoso, porque desse modo pude fazer justiça a uma classe de homens oprimidos e caluniados e à qual, apesar de todos os seus defeitos e de todas a dificuldades de sua situação, só podem acusar estima aqueles que têm alma negociante inglês; orgulhoso, também, porque assim tive oportunidade de defender o povo inglês (...) Também pude perceber que vós tendes razão, inteira razão em não esperar da classe média nenhuma ajuda, pois os interesses são de inteira oposição. Espero ter recolhido provas suficientes de que a classe média- qualquer que seja a sua retórica, não possui se não um único objetivo: enriquecer às custas da trabalhador, enquanto puder vender o produto dela e deixar-vos morrer de fome quando já não mais pode lucrar com esse comércio indireto de carne humana.

É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários
Postar um comentário