Qualquer semelhança com a realidade NÃO é mera coincidência. Os trechos são do Manisfesto, primeira edição escrita final de 1848. Leia esta síntese abaixo, sem as vestes partidárias, ok?!
"A burguesia vive em diversos modelos de desenvolvimento do proletariado. A burguesia vive em luta permanente, primeiro, contra a aristocracia (isso já vimos muitos na história), depois contra as frações da própria burguesia (a atual conjuntura do país nos explica), cujos os interesses se encontram em conflito (aí que cito o tríplice poder partidário deste país)" Olha o interessante.... Em todas as lutas, vê-se forçada a apelar para o proletariado (os trabalhadores de fato), a recorrer a sua ajuda e desta forma arrastá-lo para o movimento político (e não é isso que está sendo feito?!?). A burguesia fornece aos próprios proletários os elementos de sua própria educação política, isto é, armas contra ela própria.
Síntese e opinião: Fernanda
E. Mattos, autora e colunista do Blog Um quê de Marx [Parte I- burgueses e proletários P. 40-43] Manifesto Comunista, Editora: Boitempo. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários
Postar um comentário