Pular para o conteúdo principal

''Divisão do Trabalho e as formas de propriedade''- Em a ideologia Alemã

"As diferentes fases do desenvolvimento da divisão do trabalho são outras tantas formas de propriedade"[...] O que Marx e Engels expõem na obra "A ideologia alemã" é que a divisão do trabalho de determinada sociedade resulta no tipo de propriedade, ou seja,  as diferentes formas de propriedade seguem uma lógica, a do desenvolvimento das sociedades através dos tempos. 

Neste texto, serão abordadas quatro tipos de propriedades: tribal, comunal, feudal e burguesa. Consegue perceber caro (a) leitor que as mesmas seguem uma sequência história de desenvolvimento do homem/sociedade? Vejamos as características de ambas.

PROPRIEDADE TRIBAL
Neste tipo de propriedade a divisão do trabalho não é tão desenvolvida, pois essa 'uma fase que se remete aos primórdios da organização da vida social do homem, onde ainda não há a estrutura de classes, portanto, não há divisão social. O que ocorre é a organização da vida em ambiente familiar (chefes, membros e patriarcas da tibo.
PROPRIEDADE COMUNAL (OU ESTATAL ANTIGA)
Esta forma de propriedade baseia-se na união de várias tribos que formam uma "cidade"- neste tipo está presente a escravatura e a forma de propriedade móvel. Nesta fase a divisão do trabalho está mais desenvolvida e por isso já está estabelecida a divisão de classes (cidadãos livres e escravos). 
Propriedade Imóvel: É tipo comum dos cidadãos não livres, onde são obrigados a permanecer nesse modo de associação comunal.
Propriedade Móvel: A partir de uma maior autonomia por parte do cidadão, cresce este tipo de propriedade.

PROPRIEDADE FEUDAL O DE ESTADOS
É uma propriedade oriunda de uma novo estágio do desenvolvimento da sociedade, se diferenciando obviamente das propriedade anteriores, na qual a estrutura social encontra-se estratificada entre camponeses, servos, nobre e igreja (ou em outras variações de nomenclatura). A propriedade feudal ou corporativa é chamada também de ofícios, a divisão do trabalho no feudalismo se da predominantemente pela atividade agrícola, vida campal e corporações de ofício.

PROPRIEDADE BURGUESA
Neste modo de propriedade se revela a cidade em oposição ao campo, onde a população encontra-se dividida em duas classes que sobressaem a realidade cotidiana, essas duas classes antagônicas são resultado do processo da separação dos instrumentos de produção, da alienação do sujeito a produção. A bipolaridade: campo e cidade se fortalecem, a cidade passa a ser o lócus do desejo de realizações, "a oposição entre cidade e campo só pode existir no quadro da propriedade privada". É a subsunção do indivíduo à divisão do trabalho- uma determinada atividade  que lhe é imposta.


Texto síntese: Fernanda E. Mattos, autora e colunista do Blog Um quê de Marx. Postagem baseada na obra: A ideologia alemã- K. Marx e F. Engels, editora Expressão Popular. Capítulo 3: Produção e intercâmbio. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHARGE: A indústria e a alienação do trabalho

A indústria e a alienação do trabalho A charge de Caulos, de 1976, apresenta uma crítica bem humorada ao processo de alienação do trabalho sofrido pelos operários nas fábricas. Fonte original: Caulos. Só dói quando eu respeiro. Porto Alegre: L&PM, 1976.p. 65. Digitalização: Fernanda E. Mattos, autora e colunista do blog Um quê de Marx. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

''A ESCOLA DO MUNDO AO AVESSO'' - De pernas pro ar, Eduardo Galeano + Download livro em PDF

''O MUNDO AO AVESSO'' Eduardo Hughes Galeano (Montevidéu, 3 de setembro de 1940) é um jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História. “Esse livro é uma patada em cima da outra”. E m “De Pernas Pro Ar”, Galeano exerce todo seu conhecimento da cultura e política da América Latina sob o olhar atento de alguém que, desde 1971, com “As veias abertas da América Latina” vem criticando a exploração de nossa sociedade pelo assim por Deleuze chamado de Capitalismo Mundial Instituído. O mundo ao avesso é um mundo trágico, onde tudo acontece, um mundo onde não há resistência e sim apenas conformidade e visões distorcidas, em outras palavras, a escola do mundo ao avesso é a "contra escola existente". "O mundo ao avesso gratifica o avesso: despreza a honestidade, ...

"A carta do povo", manifesto enviado ao Parlamento inglês em 1838

"A carta do povo", o manifesto enviado ao Parlamento inglês em 1838. "A carta do povo", símbolo da organização política operária inglesa.  A influência do cartismo A influência do movimento cartista foi, portanto, decisiva para o surgimento do "comunismo operário". O cartismo, por sua vez, testemunha o impetuoso surgimento da classe operária no cenário social europeu¹.  Glossário Censitário: critério que exige uma determinada renda particular do processo eleitoral. Subversivo: que expressa ideias e opiniões buscando a transformação da ordem estabelecida. Texto síntese e Org. Fernanda E. Mattos, autora e colunista do Blog Um quê de Marx Blog. Postagem baseada na coleção: História, Editora: Iscipione. ¹ Referência utilizada da Introdução de: "Manifesto comunista" p.12. Editora: Boitempo. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Crea...